quinta-feira, 27 de outubro de 2011

dia dos professores


A escola onde eu trabalho é muito especial mesmo. Resolveu comemorar o dia das crianças no dia dos professores. Todos trabalhamos.
Foi uma festa linda. Muitos adultos puderam lembrar como era ser criança, alguns até ficaram crianças mesmo.
Muitas crianças brincaram de ser adultos, treinaram alegremente. Organizaram, receberam os convidados, explicaram seus trabalhos, coordenaram outros tantos e se apropriaram do espaço que construímos juntos.
Eu, que sou professor, fiquei exultante. Não brinquei de ser criança, por que sou adulto ao ser professor. Mas fui alegre, inteiro em meu trabalho.
No final da comemoração abracei a minha professora Ausônia, que é professora de todos lá na escola. Ela me disse que os alunos estavam trabalhando muito bem e que eu precisava dar o retorno a eles, me lembrou que eu precisava dizer a eles como estavam bem. Ela me disse também que eu estava trabalhando bem, me deu o retorno. Agradeci a meus alunos e disse a eles como estavam bem. Fiquei tão contente, isso sim é que é comemoração.
A professora Ausônia nos lembrou também do professor Maurício e de como ele estaria feliz em ver tudo aquilo. O professor Maurício que foi tão querido e que é sempre lembrado, faleceu no dia dos professores, o que faz desta data um dia ainda mais especial na escola onde eu trabalho.
Quando eu fui contratado para trabalhar nesta escola, minha tia, que havia sido aluna do Maurício me fez a seguinte declaração:
Mauro, você vai ter a sorte de dar aulas de ciências na escola onde trabalhou o melhor professor de ciências do mundo inteiro. Pena você não ter tido também a sorte de poder trabalhar com ele.
Me senti temeroso, teria que fazer justiça ao trabalho desse grande mestre, tão admirado.
Hoje trabalho na escola que o professor Maurício ajudou a construir e me sinto inteiro lá. Quando recebo as orientações da professora Ausônia e de todos os outros colegas e funcionários que conheceram ou não o Maurício, quando posso orientar meus alunos e dizer a eles que fizeram um bom trabalho não me sinto temeroso, me sinto parte de uma equipe. Me sinto parte de uma história que se constrói no tempo e no espaço como uma história de pessoas. 
Hoje sinto por não ter conhecido o professor Maurício e por não ter vivido o passado desta escola. Mas fico satisfeito por poder agradecer aos colegas e ser detentor junto com eles de uma tradição que se reconstrói com integridade. Penso agora, que ao fazer parte dessa construção coletiva, fazendo nosso trabalho de maneiras parecidas ou diferentes das que antes existiam, estamos todos fazendo mais do que justiça aos que iniciaram esta história. Ao realizarmos nosso trabalho intencionalmente e reflexivamente estamos fazendo o vínculo com o passado que possibilita que nossas crianças escolham, elas mesmas, o que será o futuro.
Considero que nossa comemoração de dia das crianças e professores, assim como todas as nossas atividades de afirmação do espaço coletivo da escola, acaba sendo uma forma de sacralizar o esforço dos que estiveram neste lugar antes de nós. Não necessitamos fazer justiça aos que não precisam ser justiçados, mas devemos agradecer a eles pela oportunidade que nos proporcionaram.
Assim sendo, digo feliz da vida:
Obrigado educadores, alunos e pais. Obrigado Colégio Equipe, feliz dia dos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário